quinta-feira, 25 de abril de 2013

O mundo sedentário e a dependência cada vez maior da tecnologia

Posted by Unknown On 16:19 No comments


Quando trabalhamos com o tema de evolução tecnológica, logo verificamos que a nossa época está no auge, um auge onde a tecnologia do dia anterior pode ser vista como ultrapassada. Mesmo que isso traga vários benefícios para nós, não são só flores. O aumento de produção e o marketing latente pode interferir na vida do ser humano de forma negativa.
Alguns dias atras, quando vi um filme, o tão conhecido Wall-E, todos esses pensamentos passaram pela minha cabeça de forma muito rápida e geral, o que me permitiu pensar muito e concluir que é fato que a tecnologia pode sim ser negativa para a vida. De forma que ela afeta a saúde, bem-estar ou até mesmo o psicológico das pessoas.
No filme, as pessoas, que se mexem por meio de cadeiras que levitam e os transportam até a destinação que quiserem, os tornando sedentários, são visivelmente gordas, se cansam rápido e não são NADA atraentes.
Quanto ao psicológico, todos os seres ali existentes não são humanizados. Nisso digo que não há contato físico, eles não ligam pra nada a não ser seus computadores e nem ao menos se dão conta disso. Eles estão bem, mesmo sendo manipulados pela mídia, não abraçando e nem falando pessoalmente com alguém.
Porém ainda é visto a necessidade social dessas pessoas, pois em muitos momentos eles são vistos em bate papos, assim como a necessidade de realização, no ato de compra de produtos incentivados pelas diversas fontes de mídia que mudam dependendo do horário e trazendo clientes instantaneamente. As pessoas não pensam ou fazem algo por si só mais.
Isso acontece no nosso meio. É obvio que não nessas proporções, mas acontece. No vicio pelo celular, que interfere (e me irrita!) muito nas relações humanas, no uso e dependência excessivos de um computador/sistemas/internet, na admiração quase que instantânea por algo novo, sem grandes utilidades significativas ou sequer mudanças, que leva ao consumo em massa (importante para a economia, entretanto não é esse o ponto) . O mundo está cada vez mais dependente da tecnologia, permitindo que alguns autores de filosofia até criarem o termo "info esfera", um termo que significa que a informatica e a tecnologia estão tão importantes que criaram uma delimitação física.
Apesar disso, não posso bancar a lá hippie eremita, criticando e banindo toda e qualquer criação tecnológica,  pois também tenho grande admiração por certas coisas. Coisas que podem ser mostradas em vídeo como "A day made of glass" (vídeo abaixo) ou em certas criações da minha imaginação. Independente disso afirmo e reafirmo que devemos nos preservar quanto ao uso excessivo dessa tecnologia, de modo que seja equilibrado.
Resumidamente, uma boa conversa ao vivo ou um chat pela internet são igualmente bons, desde que sejam equilibrados. A evolução deve visar a criação de equipamentos que facilitem sim a vida do ser humano, é natural, principalmente para trabalhar, ter mordomia, mas acho que devemos criar um limite, ou uma consciência, de que certas coisas não podem sumir, devemos realmente preservar certas tradições de tempos antigos e remotos, como a fala, o passeio ou até mesmo os meios de comunicação já "ultrapassados".

Para fechar, segue o vídeo "A day made of glass", mostrando tecnologias que serão ou já foram inventadas:


0 comentários:

Postar um comentário